sexta-feira, julho 01, 2005

Serviços públicos e livro amarelo

Sempre que vou a um serviço público, vulgo repartição, apetece-me pedir o livro amarelo das reclamações. Hoje voltou a acontecer. Tive de fazer algum esforço, porque, até já chateia!
Foi numa conservatória do registo predial onde tresandava a burocracia. Fui levantar uma certidão que tinha pedido oito dias antes. O dia do pedido já tinha sido horrível. Quase uma hora e meia à espera, 30 pessoas à frente e uma única funcionária no atendimento. Felizmente aproximou-se a hora de almoço e lá aparecerem mais dois funcionários a despachar as pessoas. O pedido em si não demorou mais de cinco minutos. Apeteceu-me perguntar por que só lhes deu a pressa à hora de almoço? Por que não apareceram antes, durante a manhã, nos períodos mais críticos? Contive-me. Afinal estava a ser informada que teria de lá voltar oito dias depois para levantar o dito papel. Esse dia foi hoje. Anedota máxima é preciso voltar a esperar. Outra vez meia hora pelo menos, 25 pessoas à frente.
O papel demorou dois minutos a aparecer na minha mão. Podia naturalmente ter sido enviado para a minha morada pelo correio, mas não, essa hipótese nem sequer foi colocada.
Fazendo umas contas rápidas, eu perdi duas horas do meu trabalho para isto e uma deslocação a Loures de propósito. Sou funcionária pública no activo. Atendendo a que estava acompanhada pelo menos por cinquenta e cinco pessoas que esperavam comigo por coisas idênticas, foram pelo menos 110 horas de trabalho completamente desperdiçadas. O mais estranho e preocupante é que todos parecemos aceitar isto com uma completa conformação e ninguém parece sequer interrogar-se.
Será que ainda vale a pena falar de desperdícios e da falta de produtividade portuguesa!!

3 comentários:

Desambientado disse...

Vale sim senhora.
Para darmos cabo desse mesmo desperdício e inoperacionalidade.

TF disse...

Começo a ter muitas dúvidas que seja possível dar cabo destas coisas que vejo continuar eternamente a acontecer. Ainda hoje tenho de ir a uma repartição de finanças e já estou a preparar-me para o mesmo.

Desambientado disse...

Boa sorte.
Responderei ao teu email com mais pormenor.