segunda-feira, julho 23, 2007

O abate de árvores na Estrada Nacional 3 perto de Santarém

Passei por lá numa segunda-feira de manhã como muitas vezes acontece. Estou a falar da entrada norte da cidade de Santarém junto à Portela das Padeiras. Nesse dia deparei com o cenário. Alguns eucaliptos enormes, pelo menos com algumas dezenas de anos, jaziam transformados em bocados. Tinham sido arrancados. Fiquei desolada! Como era possível semelhante crime?! Blasfemei e achei que tinha de reclamar junta da Câmara Municipal. Não tive tempo de o fazer de imediato, as solicitações são sempre muitas. Passado algum tempo li no Mirante, um dos jornais da região. O abate de árvores tinha sido ordenado pelo Instituto de Estradas de Portugal porque há três anos tinha caído para um campo agrícola contíguo à estrada, um destes eucaliptos. E o abate é para continuar com todas as árvores idênticas a estas situadas nas bermas daquela estrada. Por acaso já não restam muitas, pois o alargamento da estrada há alguns anos já tinha dado cabo de muitas centenárias de diversas espécies! Que argumento ridículo! Apeteceu-me de imediato aconselhar o autor de semelhante ordem a não voltar a entrar em casa naquele dia nem tão pouco a deitar-se na sua cama ou a circular de automóvel numa qualquer estrada deste país. É que a probabilidade de vir a falecer num desses locais é apreciável.
A facilidade com que se arrancam árvores neste país é aflitiva e demonstra uma grande ignorância a nível ambiental. Admito que o senhor do Instituto de Estradas saiba pouco sobre fotossíntese mas podia ao menos reconhecer a utilidade de uma árvore para fornecer sombra e frescura num dia quente. A sombra destes eucaliptos era providencial num desses dias de Verão quando era preciso aguardar dentro do carro a abertura dos semáforos nessa zona e o cheirinho a eucalipto era bem agradável e reconfortante.
Afinal parece-me que o objectivo dos nossos decisores é transformar Portugal num deserto e não é só a margem sul do Tejo!
Em alguns países qualquer cidadão precisa de uma autorização especial para arrancar uma árvore, mesmo que esteja num terreno seu privado e são aplicadas multas se o fizer de forma ilegal. Aqui são os organismos públicos os primeiros a cometer os crimes com toda a impunidade!

1 comentário:

G. G. da Silva disse...

Prezada TF,

Em compensação, na Suécia descobriram uma árvore com 9500 anos. Isso não é altamente gratificante?

Se quiser mais detalhes, veja em http://aciencianocotidiano.blogspot.com/

Gostei do seu blog e lamento muito a perda do Patusquinho.
Abraços brasileiros.

G. G. da Silva
http://kosmologblog.blogspot.com/